Técnicas de acender o fogo

Técnicas de acender o fogo

Técnicas para acender o fogo na Kamado
Fazer um churrasco, reunir os amigos, preparar uma boa pizza para a família, tudo isso é algo que nos alegra e nos inspira em preparar ótimos momentos. Nessa hora sempre tem aquela pessoa que manda bem na sobremesa, outra que é especialista em gelar as bebidas e, claro, o mestre cuca responsável pelo prato principal.
Com a Kamado da Rasco, seu hub culinário, as opções são muitas, desde churrasco, passando pelo preparo de hambúrgueres e, até mesmo, pizzas. Qual seja sua opção, uma coisa é necessária: acender o fogo.
Ao longo deste texto apresentamos técnicas para acender o fogo na Kamado. Leia atentamente e saiba o que pode e o que não pode ser usado para acender o braseiro e também quais os cuidados ao abrir a tampa em altas temperaturas.

Como fazer o carvão pegar na Kamado?
Para fazer o fogo pegar coloque alguns punhados de carvão em pedaços na fornalha dentro de sua Kamado. Depois, basta acender bastonetes de jornal para iniciar o fogo.
Atenção, não utilize produtos químicos para o acendimento. Isso porque a churrasqueira Kamado da Rasco foi projetada para que o carvão vire brasa sem esses aditivos.
Além do mais, o uso de substâncias químicas pode prejudicar o sabor de seus alimentos e afetar a integridade estrutural da cerâmica refratária.

Cuidado ao abrir a tampa da Kamado
Um aspecto muito importante no manejo da Kamado é quando ela estiver em uso, com brasas dentro da fornalha, não abrir a tampa de maneira muito rápida, principalmente em altas temperaturas.
O procedimento correto consiste em levantar lentamente a cúpula – as molas que integram o sistema de abertura da Kamado ajudam nesse manejo – de modo que o ar entre lentamente dentro da churrasqueira. Abra cerca de três centímetros, faça uma pausa e continue o movimento.
Assim você evita a produção de labaredas, pois o ar entra de forma gradual e segura, evitando a fuga repentina de ar quente que prova chamas altas.

Como apagar o fogo na Kamado
Esse processo é ainda mais simples. Como o fogo depende de oxigênio para gerar combustão, à medida que você retira a circulação de ar da churrasqueira as brasas se apagam.
Então para eliminar o fogo na Kamado basta que você feche todas as entradas e saídas de ar, que naturalmente a brasa se extinguirá. Ao final, depois de remover as cinzas, você pode utilizar os pedaços de carvão que não queimaram em outro momento.

Técnicas para acender o fogo na Kamado
Apresentamos três técnicas para você acender o fogo em sua churrasqueira Kamado. Lembrando que nenhuma delas envolve o uso de produtos químicos, o que não é indicado em nenhuma ocasião:

  •  Acendedor automático: este tipo de acendedor funciona com uma resistência que é ligada à rede elétrica que vai esquentando e cujo calor faz os pedaços de carvão pegarem fogo. Leva mais ou menos 5 minutos para que a brasa comece a se formar. Depois basta deligar da tomada e retirar de dentro da churrasqueira.
  •  Acendedor de bastão: acendedores de bastão existem há algum tempo no mercado. São bastante práticos e vendidos em várias unidades. Eles possuem uma “cabeça” semelhante a do fósforo, mas maiores, e um corpo espesso cuja combustão completa leva aproximadamente 10 minutos. Basta acender o bastão e colocar no meio do carvão.
  • Cone de papelão: está técnica consiste em fazer um cone com papelão ou papel e colocá-lo dentro da fornalha, bem no meio dos pedaços de carvão. Depois, coloque óleo de cozinha no interior do cone e acenda as pontas com um fósforo ou isqueiro. Entre 5 e 10 minutos o carvão já deve estar em chamas.

Conheça a churrasqueira Kamado da Rasco
A churrasqueira gourmet Kamado da Rasco é um verdadeiro hub culinário de preparo de diferentes pratos. Tecnológico, versátil e moderno, este produto oferece a você uma série de possibilidades, desde carnes assadas, passando por defumação de alimentos, o preparo de pizzas e receitas de forno de barro.
Acesse o site da Rasco, conheça os diferentes modelos e tamanhos da Kamado e escolha a que melhor se encaixa no seu perfil.

1 De 4