Pizza Napolitana

Pizza Napolitana

Receita da tradicional pizza napolitana
A receita tradicional de pizza napolitana leva apenas tr√™s ingrediente no recheio: tomate pelado, manjeric√£o e mu√ßarela de b√ļfala ou queijo Fior di latte - um tipo de mu√ßarela, t√≠pica da regi√£o da Campania, sul da It√°lia, preparada a partir de leite fresco.
Criada em Nápoles, na Itália, onde os primeiros manuais culinários com a receita da pizza napolitana começaram aparecer, por volta do século XVII. Mas a tradicional receita que conhecemos hoje, passou a se popularizar a partir do século XVIII.
Um dos segredos da pizza napolitana é a sua massa, que é feita com farinha de trigo, água, sal e fermento. A massa deve descansar, ao menos, oito horas.
O que diferencia essa massa das demais é que ela deve ser aberta à mão, de modo que o ar seja movido do centro para as bordas, fazendo com que as bordas cresçam.

Como preparar uma pizza napolitana
Como j√° vimos, a simplicidade √© o principal ingrediente da pizza napolitana. Mas √© preciso seguir algumas especifica√ß√Ķes, entre elas, assar por dois minutos a uma temperatura entre 400 e 500¬ļC em um forno cer√Ęmico refrat√°rio.
A Kamado da Rasco oferece essa possibilidade e com 70% do calor na parte superior do forno, devido a tampa e o formato oval que favorece a circulação do calor. Conheça todos os passos e detalhes da preparação da pizza napolitana a seguir:

1. Massa: deve levar apenas os quatro ingredientes e descansar por, no mínimo, oito horas.
2. Abrindo a massa: use apenas as m√£os.
3. Ingredientes: devem, preferencialmente, os mesmos usados na região da Campania, cuja capital é Nápoles. O cuidado no preparo é fundamental. Siga as dicas.
3.1 - O tomate pelado é esmagado à mão, deve manter aparência volumosa.
3.2 ‚Äď A mu√ßarela de b√ļfala deve ser cortada em tiras e estarem dispostas de forma uniforme no disco.
3.3 ‚Äď As folhas frescas de manjeric√£o ficam sobre os demais recheios.
4. Assando a pizza: assada em forno próprio de um a dois minutos, sem forma.
5. Como saber se o cozimento foi correto: cada pedaço deve ser fácil de dobrar, a borda precisa ter entre um e dois centímetros, a massa deve estar dourada com algumas bolhas e partes queimadas (esqueça os talheres, essa pizza é para ser consumida usando as mãos).
6. Visual da pizza: redonda, com at√© 35 cent√≠metros de di√Ęmetro. O centro deve ter o contraste das cores do tomate, queijo e manjeric√£o.
7. Aroma da pizza: muito perfume ao sair do forno é o que se espera. Devemos sentir um aroma intenso de pão assado, acompanhado de um aroma fresco do manjericão.

 

Saiba como preparar a massa da pizza napolitana
Antes de fazer a massa de sua pizza napolitana, certifique-se de preparar o forno onde ela ser√° assada. Uma maneira pr√°tica, eficiente e tecnol√≥gica de ter um forno de pizza em cer√Ęmica refrat√°ria √© com a Kamado da Rasco, que possui tampa com veda√ß√£o herm√©tica, transformando-se em um forno perfeito para o assar pizzas.
A segunda etapa é preparar a massa da pizza napolitana, que é levemente elástica, e ao sair do forno tem-se uma pizza muito perfumada e saborosa, em que a acidez do tomate harmoniza com a massa, a maciez salgada da muçarela e com o frescor do manjericão.

Ingredientes

  • ¬†500ml de √°gua
  • ¬†25g sal
  • ¬†800g farinha
  • ¬†0,5g a 1g de fermento biol√≥gico

Como preparar

  • ¬†Em um recipiente adequado, colocar a √°gua e o sal e misturar.
  • ¬†Diluir o fermento na √°gua com sal.
  • ¬†Mexer a mistura por alguns segundos e acrescentar 400 gramas de farinha at√© que ela se dissolva.
  • ¬†Colocar o resto da farinha e seguir misturando at√© que a massa fique mais firme e lisa.
  • ¬†Transferir a massa para uma mesa ou superf√≠cie plana e continuar amassando at√© que fique lisa e homog√™nea. Voltar a massa para o recipiente e deixar descansar por 20 minutos sob um pano √ļmido.
  • ¬†Ap√≥s o descanso, fazer bolinhas de cerca de 250g com a massa e descans√°-las por oito horas sob um pano √ļmido.
  • ¬†Abra a massa com as m√£os em uma superf√≠cie lisa com um pouco de farinha.
  • ¬†Por fim, basta seguir a receita tradicional, colocar os recheios, assar na sua Kamado da Rasco e se deliciar.

Conheça a churrasqueira Kamado da Rasco
A churrasqueira gourmet Kamado da Rasco é um verdadeiro hub culinário de preparo de diferentes pratos. Tecnológico, versátil e moderno, este produto oferece a você uma série de possibilidades, desde carnes assadas, passando por defumação de alimentos, o preparo de pizzas e receitas de forno de barro.
Acesse o site da Rasco, conheça os diferentes modelos e tamanhos da Kamado e escolha a que melhor se encaixa no seu perfil.

1 De 4