Costela r√°pida na Kamado

Costela r√°pida na Kamado

Como fazer costela no bafo com a churrasqueira Kamado

Preparamos esse tutorial para você saber como fazer costela no bafo com a churrasqueira Kamado da Rasco. Há muitas formas de preparar sua costela assada na Kamado, seu hub culinário.
Uma das grandes vantagens da Kamado é que ela é uma churrasqueira que com baixo consumo de carvão consegue chegar a temperaturas elevadas. Essa eficiência energética que permite controlar a temperatura interna, favorece o preparo de receitas feito um assador profissional e com mais velocidade, sem perder o sabor das carnes.

 

Como fazer uma costela na brasa e ficar macia?

Para assar um corte de costela bovina na churrasqueira Kamado e deix√°-la macia tal qual o famoso ‚Äúcostel√£o 12 horas‚ÄĚ ‚Äď aquele assado em fogo de ch√£o por um longo per√≠odo ‚Äď √© importante seguir alguns passos.

  • ¬†Passo 1: Acenda o fogo de sua Kamado e controle a temperatura para cerca de 250¬ļC. Em seguida salgue a carne. Utilize sal grosso e espalhe em toda a superf√≠cie da costela, incluindo a parte dos ossos.
  • Passo 2: Monitore a temperatura de sua Kamado controlando a entrada de ar para elevar o calor e a sa√≠da de ar para reduzir a temperatura. Evite abrir a tampa, mas se for necess√°rio para ajustar a temperatura ao padr√£o ideal ela pode ser aberta sem preju√≠zo ao cozimento.
  • Passo 3: Depois disso embale a carne em duas folhas de papel alum√≠nio e, quando a Kamado atingir a temperatura ideal, coloque a costela sobre a grelha com os ossos para baixo. Aproximadamente 4 horas depois sua carne estar√° assada.
  • Passo 4: Decorrido o tempo, remova a carne da churrasqueira com cuidado, coloque sobre uma t√°bua de carne e desembale do papel alum√≠nio. Aproveite tamb√©m para retirar o excesso de sal.
  • Passo 5: A textura da carne dever√° estar bastante macia ‚Äď com as fibras desmanchando ‚Äď e os ossos estar√£o soltos. Sirva com seus acompanhamentos prediletos e se delicie!

 

Segredo da costela assada na churrasqueira Kamado
O segredo de preparar uma costela na churrasqueira Kamado é que ela assa de maneira uniforme e com a temperatura adequada para fazer a receita perfeita.
Isso porque a Kamado da Rasco √© uma churrasqueira de cer√Ęmica refrat√°ria em formato oval. Sua forma e tecnologia permitem com que o calor se distribua de forma homog√™nea em todo o interior da churrasqueira.
Outro ponto importante, é que este modelo de churrasqueira tem enorme eficiência energética, pois pouco carvão é suficiente para assar por horas.

Cinco receitas de costela para assar na Kamado
Embora a costela tradicional seja assada apenas com sal grosso, h√° outras maneiras de preparar esse excelente corte, capaz de tirar √°gua da boca.
Acompanhe a seguir cinco receitas de costela para assar na Kamado.

Costela na manteiga
Uma maneira saborosa de preparar sua costela na Kamado é enrolar a carne em um papel celofane próprio para culinária com sal grosso e pedaços de manteiga. Feche bem o papel celofane, utilizando cordão para prender as laterais e embrulhe tudo em papel alumínio. Leve à churrasqueira por
aproximadamente 4 horas.

Costela na cerveja preta
O procedimento para assar essa costela é, também, embrulhando em papel alumínio e deixando na churrasqueira por 4 horas. A diferença, porém, é que neste caso você deve deixar a peça de carne marinando com cerveja preta e os temperos de sua preferência por duas horas antes de assar. Leve à Kamado e, passado o tempo de cozimento, você terá uma carne suculenta e desmanchando.

Costela rebenqueada
Esta √© a op√ß√£o para quem deseja preparar uma costela em pouqu√≠ssimo tempo. Salgue a carne com sal grosso e coloque na grelha de sua Kamado em uma temperatura de aproximadamente 60¬ļC.
Não use papel alumínio e vire sua costela algumas vezes para ela assar integralmente.

Costela suína na Kamado
A Kamado da Rasco √© excelente para preparar costela su√≠na. Neste caso √© preciso deixar a carne marinando por, pelo menos, 12 horas com os temperos de sua prefer√™ncia e lim√£o. Depois embale a carne em papel alum√≠nio e leve √† churrasqueira, distante da brasa, em uma temperatura aproximada de 70¬ļC e asse por cerca de 1 hora.
Após, coloque sua costela suína sobre uma tábua de carne, retire o papel alumínio e leve novamente à churrasqueira e asse cinco minutos de cada lado.

Costelinha suína ao barbecue
O segredo aqui √© assar a costela ao lado do braseiro, posicione as brasas mais para um lado e carne no lado oposto. Tempere sua costelinha su√≠na com mostarda amarela, dry rub, a√ß√ļcar mascavo e molho barbecue. Deixe assando por uma hora na Kamado.
Após essa primeira etapa, passe novamente molho barbecue em toda a costela, inclusive nas laterais. Deixe mais 30 minutos na Kamado e sirva-se!

Conheça a churrasqueira Kamado da Rasco
A churrasqueira gourmet Kamado da Rasco é um verdadeiro hub culinário de preparo de diferentes pratos. Tecnológico, versátil e moderno, este produto oferece a você uma série de possibilidades, desde carnes assadas, passando por defumação de alimentos, o preparo de pizzas e receitas de forno de barro.
Acesse o site da Rasco, conheça os diferentes modelos e tamanhos da Kamado e escolha a que melhor se encaixa no seu perfil.

1 De 4